Notícias das amigas em Washington

Notícias das amigas em Washington

Em agosto, nossas alunas desde o berçário Mariana e Fernanda Fortes, atualmente na Turma 1A e no Grupo 1, partiram para uma rica experiência. As irmãs irão morar 1 ano com a família em Washington (USA) e deixam muita saudade em todos da Equipe Catavento. Aguardamos o retorno delas em 2014 e as novidades já estão chegando…

29/08/13

Para todas vocês,

…antes de contar novidades gostaríamos primeiro de agradecer muito toda a ajuda que vocês deram para fazer com que esta saída (temporária) fosse a menos dolorida possível, em especial para a Mariana que realmente estava compreendendo o que ia acontecer. O carinho de vocês, garantindo a ela sempre que o lugar dela estaria aí guardado, e que esta experiência traria muitas coisas boas teve muita influência sobre estes primeiros dias. A festa do livro e a oportunidade dela participar deste evento foi indescritível. Ela desejava, acho que desde o grupo 1, quando ela via acontecer no telhadão que o dia dela chegasse. Vocês sabem como ela está sempre nesta ânsia de crescer. Elas estão sentindo muita falta de todos vocês e nós também.

“… gostaríamos primeiro de agradecer muito toda a ajuda que vocês deram para fazer com que esta saída (temporária) fosse a menos dolorida possível, em especial para a Mariana que realmente estava compreendendo o que ia acontecer. O carinho de vocês, garantindo a ela sempre que o lugar dela estaria aí guardado, e que esta experiência traria muitas coisas boas teve muita influência sobre estes primeiros dias. A festa do livro e a oportunidade dela participar deste evento foi indescritível. Ela desejava, acho que desde o grupo 1, quando ela via acontecer no telhadão que o dia dela chegasse. Vocês sabem como ela está sempre nesta ânsia de crescer. Elas estão sentindo muita falta de todos vocês e nós também.”

Mirtes e Flávio

Pais de Mariana (Turma 1A) e Fernanda Fortes (Grupo 1)

Agora vou falar um pouco de como está sendo este processo da escola aqui… Começamos com um problema porque no centro que aloca os alunos internacionais para as escolas eles disseram que o primeiro ano no Brasil equivale ao Kindergarten aqui. O Kindergarten é o primeiro ano do ensino fundamental aqui mas é para crianças de 5 anos, muitas nunca foram a escola antes. Bom ficamos preocupados porque achei que ela se sentir meio deslocada com crianças tão menores. Quando chegamos finalmente na escola e eles olharam para ela começaram a me perguntar sobre o que ela era capaz de fazer porque acharam ela muito grande. Ai entreguei a tradução daquele documento detalhado que vocês me deram e eles me perguntaram se ela sabia ler e escrever. Eu disse que sim e ai eles me disseram que iriam iniciar processo  de realocação porque ela deveria ir para o first grade (que o segundo ano do ensino fundamental aqui) e não para o kindergarten.

Na escola todas foram muito atenciosos e simpáticos o tempo todo e na semana seguinte aconteceu uma open house onde todos os alunos vão a escola para conhecer a professora, sua sala, a escola e tem um lanche no final. Neste dia Mari começou a se animar porque a escola é linda. As salas muito coloridas, ela viu várias coisas muito parecidas com a sala dela aí, a professora dela é uma graça e o pátio é cheio de brinquedos, campos verdes para correr, morro para subir, ela ficou realmente encantada. É muito grande, são 5 turmas ou mais por nível e vai do kindergarten ao quinto ano.  No domingo, véspera do primeiro dia de aula ela começou a chorar, disse que estava com muito medo, muito nervosa. Conversamos muito perguntei se eu podia leva-la no primeiro dia mas ela não deixou, queria ir sozinha de ônibus. Dormiu agarrada comigo por poucas horas porque não conseguia aguentar de nervoso e ansiedade.

Neste dia Mari começou a se animar porque a escola é linda. As salas muito coloridas, ela viu várias coisas muito parecidas com a sala dela aí, a professora dela é uma graça e o pátio é cheio de brinquedoes, campos verdes para correr, morro para subir, ela ficou realmente encantada.

Mirtes e Flávio

Pais de Mariana (Turma 1A) e Fernanda Fortes (Grupo 1)

No dia seguinte me disse que estava melhor e lá fomos nós descer para colocá-la no ônibus.  Ela se despediu da gente e foi.  No final do dia eu fui busca-la já na segunda escola, porque ela foi sozinha de ônibus escolar de uma escola para a outra. Quando cheguei, ela estava pendurada em um brinquedo no meio de um monte de criança, com a cara mais feliz do mundo. – E aí Mari como foi?  – Muito legal, entendi tudo, a tarefa aqui é moleza pura. Já tenho 5 amigos e uma melhor amiga, só não sei os nomes porque os nomes aqui são complicados. – Mas como você fez para saber qual ônibus pegar e onde descer (o ônibus é diferente do que ela vai de manhã)? – Ué mãe, você me deu um papel dizendo que eu tinha que pegar o GOLD BUS, vi a fila do gold bus e fiquei nela, quando o ônibus estava chegando na segunda escola eu li algo escrito que parecia o nome da escola, mostrei o papel para o motorista e ele me disse “Yes, it is here”, aí eu desci. Bom hoje é o quinto dia de escola e ontem já reclamou que eu cheguei cedo para busca-la (as 6:20 pm, sendo que ela sai de casa as 8:10 am). Ela está em estado de graça, sempre que chego está conversando com alguma criança ou pendurada em algum brinquedo.

Bjs, Mirtes e Flávio

  10/09/13

Bom dia,

Algumas atualizações das meninas. A Mari continua ótima. O programa ESOL da escola (que é o programa para auxiliar paralelamente os alunos que são de outra língua, onde eles reforçam com aulas de inglês acadêmico) fez uma semana de avaliação para determinar o nível de inglês da Mariana e assim direcionar melhor o programa para ela. Recebi o resultado na sexta. Os níveis variam de 1 a 5, quando o aluno completa o nível 5 ele não precisa mais do auxilio do ESOL. A Mari foi considerada nível 4. Eu fiquei muito surpresa, ela me falava que não estava tendo muitas dificuldades mas eu estava achando que ela achava que entendia. Bom parabéns demais para vocês e para o bilíngue. O conjunto do ensino de inglês aí está nota 1000.

Bom parabéns demais para vocês e para o bilingue. O conjunto do ensino de inglês aí está nota 1000.

Hoje a Mari terá o primeiro “show and tell” na escola e adivinhem só o tema que ela escolheu? MInha escola Catavento, meus amigos e minha professora Beatriz.

Mirtes e Flávio

Pais de Mariana (Turma 1A) e Fernanda Fortes (Grupo 1)

Hoje a Mari terá o primeiro “show and tell” na escola e adivinhem só o tema que ela escolheu? MInha escola Catavento, meus amigos e minha professora Beatriz. Imprimimos fotos e hoje ela vai mostrar na aula.

Beijos em todas,
Mirtes

 Parabéns, Mariana!!!

Desejamos dias muito felizes para toda a família e aguardamos o retorno com saudade.

Equipe Catavento

 

2013-10-09T15:41:08+00:00 9 de outubro de 2013|Categories: Depoimentos|Tags: , |