2a Assembleia Geral 2019

2a Assembleia Geral 2019

As Assembleias Gerais do Ensino Fundamental acontecem a cada período e tem como objetivo trabalhar a autonomia, o posicionamento crítico e as noções de cidadania nos alunos da Catavento.

Os assuntos são abordados num primeiro momento na Assembleia de Classe, na qual são definidos as sugestões, críticas e elogios que cabem ao coletivo e serão encaminhados para a Assembleia Geral pelos representantes e vice-representantes das turmas.

Confira a ata da última Assembleia Geral, com os respectivos encaminhamentos:

Data: 08 de julho de 2019

Assuntos que foram tratados:

Sugestões

  • Colocar mais jogos na sala da 1B;(1B) – A turma 1B ficou de fazer uma lista de jogos que gostaria para a sala e passar para Clarisse para ser analisado pela coordenação.
  • Mais passeios no próximo período; (1B) – Clarisse diz que teremos pelo menos mais um passeio em agosto e que ainda teremos o passeio de integração em novembro.
  • Ter uma porta na sala da 2A; (2A) – O representante explica que quando algum aluno precisa ir para a sala da coordenação acaba desconcentrando a turma 2A. A demanda será encaminhada ao setor administrativo da escola.
  • Ter turmas até o Ensino Médio; (2B) – O representante da 2B explica que alguns alunos gostariam de continuar seus estudos na Catavento e que seria bom se a Catavento continuasse até o Ensino Médio. Clarisse explica porque a Catavento optou por ter somente até o EF I, ainda assim fica o registro do desejo dos alunos.
  • Ter cachorro-quente, mais variedades de suco e ice tea de pêssego na cantina; (1C) – Clarisse lembra que salsicha é alimento embutido e que certamente não pode ser vendido na cantina da escola, quanto aos sucos e ao ice tea a demanda será passada para a nutricionista da escola.
  • Ter um banheiro seco no campinho; (2A) – Clarisse fala do custo da construção de um banheiro e que a escola tem outras prioridades no momento.
  • Ter farofa na hora do almoço para os alunos;(2B) – A demanda será encaminhada ao setor de nutrição da escola.
  • Ter banana com melado e mais dias de salada de fruta na cantina; (1C) – O representante lembra que salada de fruta só tem uma vez na semana e que poderia ter mais, além de banana com melado. A demanda será encaminhada ao setor de nutrição.
  • Ter um mapa mundi na sala da 2B; (2B) – O mapa já vai ser colocado, esperando apenas um quadro para pendurá-lo. O representante da 2A sugere que na sala de sua turma também tenha um mapa mundi. A coordenação irá providenciar.
  • Ter dois vasos sanitários no banheiro do terceiro andar; (2A) – O representante da turma 2A fala sobre o desejo da turma, mas a representante da 2B pondera que para ter dois vasos precisariam duas cabines e que o banheiro é pequeno para isso. Todos concordam.
  • Ter uma peruca para o Puro Osso; (1C) – A representante da turma lembra da atividade do inglês, de vestir o Puro Osso e o quanto seria legal se ele tivesse uma peruca. Alyssa se voluntaria para trazer uma peruca.
  • Ter sopas e canja para vender na cantina, durante o inverno; (2A) – Os alunos lembram do sucesso do chocolate quente e sugerem ter uma sopinha no fim do dia no inverno, além do retorno do chocolate quente. A demanda será encaminhada para o setor de nutrição.
  • Mais dias de quadra para o Grupão da manhã; (1C) – O representante diz que atualmente o Grupão da manhã tem um dia de quadra e que às vezes eles não vão. Outro aluno diz que somente não foram quando precisaram produzir trabalhos para a Festa Junina. A coordenação vai avaliar a demanda.
  • Ter picolé de açaí na cantina; (1A) – O representante da 1A acha que seria boa ideia, entretanto outro representante lembra que já tem açaí na cantina e que o picolé poderia não ter muita saída, já que quem gosta de açaí compraria o potinho e não o picolé.

Críticas:

  • Ao bebedouro da quadra e do 1° andar que às vezes fica sem água gelada; (1B) – Clarisse explica que quando muitas pessoas bebem água ao mesmo tempo, o bebedouro não consegue gelar para repor água gelada tão rápido.
  • A uma colega da 2A que implica com os outros alunos e não para quando solicitado (2B); Conversamos sobre a importância de respeitar os colegas e que implicância é muito chato e desagradável. Se continuar a acontecer combinamos que Clarisse conversaria com a colega.
  • Aos alunos que pisam na grama em dia de chuva e sujam a sala; (2A) – O representante da 2A fala da questão e sugere que os alunos limpem os pés antes subir. A representante da 2B lembra que tínhamos capachos na entrada das salas antigamente e que seria bom se voltássemos a tê-los. A demanda será passada para o setor administrativo da escola.
  • Aos alunos que não respeitam a fila do bebedouro e ficam empurrando; (1B) – Conversamos sobre o empurrar e que isso pode gerar acidentes graves na escola. Combinamos que, quando um aluno estiver com muita sede, ele vai beber água um pouco e ceder lugar para próximo, indo novamente para o fim da fila para não demorar muito. Conversamos sobre o conceito de bom senso e da necessidade dele nesses momentos.
  • Aos alunos do Grupão da manhã que não estão respeitando os materiais da Turma 1A; (1A) – Os alunos do grupão se comprometem de ter mais cuidado com os materiais da sala.
  • Aos alunos da 2B, que quando vão entrar na sala da Clarisse fazem gracinhas e atrapalham a aula da 2A; (2A) – O representante da turma 2A explica que são somente alguns alunos. Os alunos da 2B se comprometem a não desconcentrar a 2A quando entrarem na sala da coordenação.
  • Aos meninos que fazem xixi no chão no banheiro masculino e às alunas que não puxam a descarga no banheiro e os banheiros têm ficado com mau cheiro no fim do dia;(1B, 2B) – falamos sobre o bom uso do banheiro e dos hábitos de higiene. O representante da 2A fala sobre a tampa do banheiro do terceiro andar que cai sozinha gerando “acidentes” e esparramando xixi pelo banheiro. A demanda da troca da tampa será passada para o setor administrativo.
  • Os trincos da porta do banheiro feminino da quadra e do banheiro masculino estão com defeito;(1B) – A demanda de verificação de portas e trincos será passada para o setor de manutenção.
  • Pessoas que fecham a porta do banheiro e passam por baixo da mesma;(1B) – Registrado no item anterior.
  • Aos alunos que ficam gritando no banheiro no fim do dia na hora de trocar de roupa para aula extra;(1B) – Registrado no item anterior.
  • Aos alunos que deixam os brinquedos espalhados no telhadinho;(1B) – Todos se comprometem em arrumar os jogos e brinquedos do telhadinho. Clarisse lembra que o que é da escola é de responsabilidade de todos e que quem tem o direito de brincar tem o dever de guardar. Aryene fala que além dos jogos espalhados, tem ficado uma grande quantidade de lixo no telhadinho no final do dia. Lembramos sobre a educação e que precisamos zelar pela organização e limpeza de nossa escola.
  • À janela da turma 1B que está com defeito;(1B) – a demanda será encaminha ao setor de manutenção da escola.

Elogios:

  • Aula de Educação Física é legal, pois os jogos são legais; (1B, 1C, 2A)
  • À aula de Artes e à Helena ;(1B, 1C)
  • Ao álbum dos bichos e às aulas de professora Renata;(1B)
  • Às aulas e especialmente às aulas ao ar livre; (1C)
  • Às aulas de Judô; (1A)
  • Elogios à escola;(1B)
  • Elogio à cantina; (1B)
  • Elogio à aula de teatro; (1C)
  • Às brincadeiras africanas que a professora Sabrina nos ensinou; (2A)
  • Aos recreios na quadra; (1C)
  • À aula de Educação ambiental; (1C)
  • À Festa Junina, pois estava muito boa; (1A)
  • À canjica da Festa Junina; (1A)
  • Às aulas de ciências de Lidiane; (2A)
  • Ao empenho da turma 1C para a produção da quadrilha na festa Junina;(1C)
  • Elogio ao reforço que é divertido;(1B)
  • Elogio ao passeio da Biblioteca Parque e ao do Sítio Carvalho; (1B e 1C)
  • À festa junina que estava bem animada;(1B)
  • À aula de matemática do bingo na quadra; (1A)
  • Às Experiências das aulas da professora Lidiane e às aulas de Sabrina;(2B)
  • Alguns alunos da 2B que melhoraram o comportamento ;(2B)
  • Elogios aos trincos consertados e aos ganchos que foram colocados;(1C)
2019-07-31T14:40:15+00:00 31 de julho de 2019|Categories: Ensino Fund.|Tags: , |