“Uma escola iluminada pelo brilho dos inícios”

“Uma escola iluminada pelo brilho dos inícios”

“Quero uma escola em que o ponto de referência não seja o programa oficial a ser cumprido (inutilmente!), mas o corpo da criança que vive, admira, se encanta, se espanta, pergunta, enfia o dedo, prova com a boca, erra, se machuca, brinca. Uma escola que seja iluminada pelo brilho dos inícios”.

Esse pensamento do educador, psicanalista e escritor Rubem Alves reflete muito bem a essência do trabalho da Catavento, uma escola onde a criança desde bebê tem liberdade para pintar, correr, cantar, dançar, se sujar, experimentar, criar… brilhar!

O educador italiano Loris Malaguzzi, responsável pela abordagem adotada nas escolas de Reggio Emilia, na Itália, e considerada uma das melhores do mundo em Educação Infantil, acreditava que a arte é a ferramenta para o pensamento. Ele falava sobre as múltiplas linguagens da criança em forma de poesia:

“A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separaram a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias. (…)
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas (…)”.

Com o objetivo de oportunizar a expressão dessas múltiplas linguagens naturais da criança, a Coordenadora e professora Helena Costa, artista plástica, faz questão de levar os pequenos para a sala de artes já a partir do primeiro ano de vida. Lá eles exploram diversos materiais livremente, e podem se sujar à vontade! A infância agradece… Confiram as fotos!

2016-03-08T17:32:32+00:00 8 de março de 2016|Categories: Ed. Inf.|