Tempo de adaptação

Tempo de adaptação

Em fevereiro, a Educação Infantil teve como foco principal a adaptação dos novos alunos e a readaptação dos antigos. Antes de entrar na rotina da escola, as famílias das crianças fazem entrevistas com a equipe de Psicologia, Pediatria e Nutrição da Catavento para montar uma tabela de adaptação, adequada a cada criança. No primeiro dia, o aluno passa apenas duas horas na escola e o tempo de permanência vai crescendo aos poucos. Durante as duas primeiras semanas, um adulto de referência permanece no ambiente escolar para deixar a criança à vontade e confiante e estimular a formação de vínculo entre o aluno e os profissionais da escola.

“Formar esse vínculo é o principal. Focamos muito na afetividade nessas primeiras semanas. A criança deve ficar à vontade. Vamos conquistando a confiança deles um pouquinho a cada dia”, conta Marinez Cabral, professora do Grupo 1. Para cada criança a adaptação se dá de forma diferente. Marinez explica que não há uma receita. É preciso ver o jeito de cada aluno e cada família e fazer o possível para se sintam confortáveis na escola. A presença dos pais nesse momento é fundamental para a formação de vínculo com o espaço e com as pessoas.

“Nesse momento trabalhamos a afetividade e as características de cada criança, só depois vamos falar mais sobre os limites, o que podem ou não fazer na escola. No início, um colinho é fundamental”

Marinez Cabral

Professora do Grupo 1

Durante esse mês, os professores mantém uma rotina mais flexível, privilegiando a área externa e dando uma atenção especial às necessidades de cada aluno. “Nesse momento trabalhamos a afetividade e as características de cada criança, só depois vamos falar mais sobre os limites, o que podem ou não fazer na escola. No início, um colinho é fundamental”, diz Marinez.

2013-02-02T19:34:13+00:00 2 de fevereiro de 2013|Categories: Ed. Inf.|Tags: |