Grupo de Sopros Catavento

Grupo de Sopros Catavento

A Música sempre fez parte do cotidiano das crianças na Catavento. Aqui, elas ouvem música clássica na hora das refeições, e também durante as aulas de Artes. Cantam e dançam diariamente, e não somente no dia da aula de Música. A Música foi inclusive tema do Projeto “EnCantando Palavras“, desenvolvido durante todo o ano passado, do Berçário ao 5o  ano.

Este ano, nossos alunos poderão estreitar ainda mais o contato com a música, através do “Grupo de Sopros Catavento”, idealizado pelo professor e flautista Igor Siqueira. É ele quem apresenta a proposta, e fala sobre a escolha dos instrumentos:

          “A flauta doce é utilizada em diversos países como principal instrumento de musicalização. Por ser um instrumento de fácil acesso e rápida execução, tornou-se o meio mais comum para a introdução ao universo musical formal, juntando a prática à teoria.
          A escaleta, instrumento de sopro com teclas semelhantes ao piano, também é bastante utilizada em aulas de musicalização. Por ter sua estrutura semelhante ao teclado de um piano, a escaleta possibilita a construção da harmonia (acompanhamento), diferente da flauta doce, que é um instrumento melódico.
          A proposta do “Grupo de Sopros Catavento” inclui aulas de flauta doce soprano e contralto (ampliando posteriormente para tenor) e escaleta, direcionando os alunos para uma “orquestra de sopros” composta por um repertório amplo, aprimorando o contato com a linguagem musical tradicional numa dinâmica lúdica que articula prática e teoria. Durante as aulas, serão usados também os metalofones a fim de compor os arranjos musicais para as apresentações.
          Os alunos interessados (a partir do Primeiro ano do Ensino Fundamental), devem optar pela flauta doce (soprano e contralto) ou pela escaleta, e possuir o seu próprio instrumento”.

Maiores informações e inscrições, na secretaria da escola.

Confiram as fotos da aula experimental!

2016-03-09T22:06:38+00:00 9 de março de 2016|Categories: Ensino Fund.|