Festa de Despedida 2B

Festa de Despedida 2B

Dia 07/12, os alunos da Turma 2B, nosso 5o ano, se despediram da Catavento numa bela e intimista cerimônia na quadra da escola.

A Direção fez a abertura, seguida dos discursos da Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Clarisse Pessoa, e da Coordenadora de Artes Helena Costa, que falou em nome dela e representou a sua mãe, a Diretora Cláudia Costa, ausente por motivos de saúde. Compartilhamos as mensagens com vocês logo abaixo.

Após a entrega dos certificados de conclusão do 5o ano, as mães dos alunos fizeram um discurso de agradecimento à Catavento e homenagens individuais aos nossos profissionais.

Citando Rubem Alves: “Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

Rubem Alves

“Boa noite a todos.

Primeiro, gostaria de mencionar o quão desafiador foi preparar o vídeo e o discurso sem a presença de Cláudia, uma das idealizadoras desse projeto tão bem sucedido que é a Catavento. Em seguida gostaria de  agradecer aos alunos e pais pela confiança nessa escola, tão especial, durante todos esses anos.

Ao preparar o vídeo pensei muitas vezes nos caminhos trilhados por vocês e por nós juntos, até então. Um poema de Robert Frost, poeta americano que gosto muito, diz assim: Em um momento existiam dois caminhos a percorrer, eu escolhi o menos trilhado e isso fez toda a diferença. Bem, os caminhos.

Caminhos. Existem vários para se chegar aonde se quer chegar. Nem adianta tentar traçar uma linha reta daqui até lá, nem espelhar o seu caminho no caminho de outra pessoa. Cada caminho é único, como o Dna é único. Como cada um de vocês é uma pessoa única. Alguns caminhos são percorridos de forma mais lenta, outros mais rápidos, alguns dão mais voltas outros são mais diretos, mas cada um é especial e possui ao longo belezas que só vocês poderão enxergar e dificuldades também, em todos haverá pedras. Parafraseando Drummond “No meio do caminho tinha uma pedra”, uma não, muitas. Mas vocês vão passar.  Não se preocupem se o seu caminho tem mais curvas, é mais longo, mais curto, mais lento ou mais rápido. Nesses caminhos as maiores oportunidades e melhores surpresas te aguardam. E lute para que todos eles te levem aos seus sonhos e ao que vocês têm de melhor.

Existe um provérbio chinês que diz que um caminho de mil léguas começa sempre com um primeiro passo. E o primeiro passo foi dado por vocês. Existem uma infinidade de caminhos a sua frente, a Catavento foi o início do caminho de mil léguas de vocês, agradeço a oportunidade de ter acompanhado cada um de vocês até aqui. Agora, a caminhada continua.

Existem uma infinidade de caminhos a sua frente, a Catavento foi o início do caminho de mil léguas de vocês, agradeço a oportunidade de ter acompanhado cada um de vocês até aqui. Agora, a caminhada continua.

Clarisse Pessoa

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental

Dizem que o trabalho do professor é um trabalho ingrato na medida em que muitas vezes não sabemos aonde o caminho termina, não estaremos lá. Alguns dizem que não vemos o resultado de nosso trabalho. Mas pensamos diferente na Catavento, para nós não é só o fim que importa, mas cada passo. Fato é que não sabemos aonde vamos chegar, então que vocês sejam felizes e aproveitem a caminhada.

Clarisse Pessoa

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental

“Dizem que o trabalho do professor é um trabalho ingrato na medida em que muitas vezes não sabemos aonde o caminho termina, não estaremos lá. Alguns dizem que não vemos o resultado de nosso trabalho. Mas pensamos diferente na Catavento, para nós não é só o fim que importa, mas cada passo. Fato é que não sabemos aonde vamos chegar, então que vocês sejam felizes e aproveitem a caminhada.

Clarisse Pessoa

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental

“Parabéns à todos os alunos e alunas da TURMA 2B 2018, à toda a Equipe  CATAVENTO!
Ana, Arthur e Beatriz são as três primeiras pérolas da Turma 2B 2018! Pessoas sensíveis, solidárias  e com muita alegria interior, se transformam e descobrem o mundo à sua volta e com determinação e forma própria, se despedem do primeiro segmento do Ensino Fundamental com PS com louvor!
Cauã, Clara e Clarissa nos trazem o “C” do alfabeto, três pessoas distintas, que se assemelham pelo jeito discreto. Em tempos diferentes na escola, trilham caminhos que vão se delineando e aos poucos se tornando sólidos, com desenho pessoal. O tempo vai passando e cada um deles, vai descobrindo seu brilho próprio e iluminando com sua luz individual!
Enrico e Felipe chegam logo a seguir, e com diferentes velocidades constroem bela amizade desde tenra idade. Amadurecendo e refletindo, com idas e vindas, desenvolvendo aos poucos a atenção, o espírito crítico e a solidariedade, sempre com crescente sagacidade!
Gabriel Braga, Gabriel Spínola e Giovanna, personalidades interessantes e distintas, que com o passar do tempo foram se fazendo conhecer. Revelando ritmos, facilidades e preferências, deram o melhor de si, com esforço e competência, conquistando alegria e bom espaço de convivência!
João Bernardo e Laura duas pessoas especiais. Ele com jeito calado, ela sempre tagarela. Ela ficando crescida, ele crescendo como ela. Se dedicam no ambiente escolar, trocando ansiedades por conversas e ações, gerando autonomia e iniciativa, além de boas produções!
Lorenzo e Luiz Carlos constroem caminhos singulares, com bom domínio da escrita, da lógica matemática e boa desenvoltura com a bola! De forma individual constroem seu percurso, descobrindo características pessoais em cada tempo na escola.
E agora Maitê,  vem trazendo a conclusão. Da Turma 2B 2018, de um ciclo, de um tempo de transição.
Desde bem pequenina, conhecemos essa menina, que como flor em botão, cresceu,
se expandiu e desabrochou de forma bonita e consistente, com alegria e segurança em seu coração.
Que o ciclo que se inicia para vocês em 2019, seja repleto de crescimento, muita concentração, bons horizontes, muita gentileza, alegria e empatia no dia a dia!
Venham sempre visitar a CATAVENTO e nos contar sobre o novos ventos!”
Cláudia Costa
Diretora Pedagógica
Outubro 2018
“Que o ciclo que se inicia para vocês em 2019, seja repleto de crescimento, muita concentração, bons horizontes, muita gentileza, alegria e empatia no dia a dia!
Venham sempre visitar a CATAVENTO e nos contar sobre o novos ventos!”

Cláudia Costa

Diretora Pedagógica

2018-12-31T00:32:13+00:00 31 de dezembro de 2018|Categories: Ensino Fund.|Tags: , , |