Culinária na Educação Infantil

Culinária na Educação Infantil

Na Catavento, a 1ª culinária do ano com a Nutricionista Gilda Marins teve como objetivo explicar e reforçar as regras do momento da culinária e a importância de cada uma delas. “Trabalhamos a importância de lavar as mãos, do uso da touca e “do saber” ouvir para a fluidez das aulas.”, diz Gilda.

“O foco principal dessa aula foi a higiene das mãos. Expliquei para eles que de nada adiantava lavar as mãos e em seguida colocar as mãos nos pés, no nariz, na boca, cabelos, chão e etc. Que independente das mãos parecerem limpas haviam sujeiras e “bichinhos” que a gente não conseguia ver.
Após essa conversa perguntei se todos sabiam lavar as mãos e após construir com eles todas as etapas que são necessárias para lavar as mãos (molhar as mãos, colocar sabão, esfregar cada cantinho até fazer espuma, enxaguar e secar) ao invés de apenas mostrar como devemos lavar as mãos fiz uma experiência com lama, para mostrar a eles como tem alguns lugares que a gente esquece de lavar (embaixo das unhas, pulso, entre os dedos…) e também que a lavagem das mãos não deve ocorrer de forma tão rápida como a gente costuma fazer.
 
Com o Gr3 eu aumentei um pouquinho a dificuldade e usei uma venda. Após a criança sujar as mãos de lama, eu colocava a venda e a guiava de acordo com os passos que a gente havia conversado, mas deixando sempre que eles conduzissem as escolhas. Na parte da lavagem eu dizia “quando tiver certeza que as mãos estão limpinhas é só avisar que eu tiro a venda, para a gente ver se realmente saiu toda a sujeira”. Algumas saíram totalmente limpas, outras não, ,outras limpas mas com as unhas sujas, outras limpas mas com o braço sujo. Em cima de cada “sujeirinha” eu ia trabalhando o conceito/importância com eles de lavar todos os cantinhos.  
 
Na 2º aula, trabalhei o abacate que é uma fruta da estação e que as crianças recusam um pouco. Trabalhamos os sentidos (tato, olfato e paladar) em todos os momentos (com a fruta inteira, com a fruta cortada), as cores envolvidas nessa culinária, se alguém conhecia a fruta. E fizemos um sorvete de abacate. No Gr1 chamamos de “sorvete do Hulk”. Ingredientes: 1 abacate, 2 bananas, umas 12 pedrinhas de gelo, umas gotinhas de limão e açúcar se necessário. Tudo batido no liquidificador. 
 
3º aula foi o bolo do aniversariante do mês, que nesse mês foi de banana
 
Na 4º aula, comecei a trabalhar o tema água. Aproveitei para trabalhar os conceitos de água limpa, água suja, água para beber, onde tem água (mar, cachoeira, torneira, chuveiro..), água nos alimentos, a importância da água para o nosso corpo (para ir ao banheiro sem dor, para ter saúde/não ficar doente…), de que forma bebemos água (nas frutas, nos alimentos, suco, sacolé), ….de acordo com cada conteúdo trabalhado nas turmas, então cada uma teve uma abordagem.
Ao finalizar a conversa eu falei com eles que ia mostrar uma outra forma de beber água e fizemos a raspadinha de limão (1 limão sem a maior parte da casca, umas 20 pedrinhas de gelo e açúcar, a menor quantidade possível).”
(Gilda Marins – Nutricionista da Catavento)
Deliciosos e ricos momentos!
 
2018-04-01T02:01:38+00:00 1 de abril de 2018|Categories: Ed. Inf.|Tags: , , , |