Consistência no Maternal

Consistência no Maternal

Na Experiência-chave proposta pela Metodologia High Scope de “Classificação, Seriação e Número”, a professora do Maternal Andreia  Fiaux propôs a experimentação tátil “duro/mole”.

“Para entender os conceitos de “duro” e “mole”, as crianças do Maternal realizaram uma atividade em que puderam sentir a consistência do material se transformar através da manipulação realizada por eles. Elas receberam potinhos com cola e puderam mexer sentindo que ela estava “mole”. Aos poucos foram acrescentados bicarbonato de sódio e gotas de água boricada.  A mistura muda a consistência inicial da cola até que esta fique “dura”.  Os pequenos perceberam essa mudança ao verem o aspecto do material mudar e ao sentir mais dificuldade ao misturar os elementos. Todos curtiram o resultado “mágico” da atividade.” – relata a professora Andreia.

 “ À medida em que as crianças vão explorando o seu mundo, recolhem, ordenam e organizam a informação numa tentativa de encontrar o sentido das suas ações e experiências.”

 “ A aprendizagem acerca dos atributos das coisas e das pessoas começa na infância. Usando todos os seus sentidos para explorar, as crianças descobrem que os materiais possuem muitas qualidades.”

(Mary Hohmann  & David P. Weikart, Educar a Criança 2004, p.679)

 

 “ As operações de classificação têm como origem, essencialmente, o comportamento activo.”

Inhelder ( 1969, p.36)

 

 

2017-10-14T19:05:57+00:00 14 de outubro de 2017|Categories: Ed. Inf.|Tags: , , |