Brasil Colonial

Brasil Colonial

A Professora Sabrina Aguiar trabalhou o conteúdo “Brasil Colonial” nas aulas de história da turma 2A e aprofundou o tema com o apoio da professora de Artes Helena Costa, do professor de Educação Ambiental Antonio Gabriel e da Nutricionista Gilda Marins.

Sabrina relata um pouco da proposta:

“Para aprofundar os estudos sobre a produção de açúcar no Brasil Colonial, as crianças da Turma 2A fizeram uma maquete representando as principais partes de um engenho de cana-de-açúcar. Na aula de Artes escolheram diversos materiais de sucata para a confecção da maquete e a partir de imagens pensaram sobre as seguintes questões: Como funcionava um engenho? A Casa-grande ficava perto da capela? A senzala deveria ser posicionada mais distante ou mais perto da casa-grande? O rio deveria ficar próximo ao canavial? Pra que servia o Jirau? Pensando juntos foram construindo a maquete, também colocaram uma pequena Moenda de madeira, uma reprodução que já existia na escola. Deste modo, conseguiram compreender melhor como era usado esse equipamento para moer a cana e obter o caldo. Fizeram bonecos e animais de argila.

Nas aulas de Educação Ambiental, descobriram que a cana foi trazida para o Brasil pelos portugueses e plantada pelos africanos que realizavam atividades pesadas no engenho. As crianças aprenderam também como a cana é plantada hoje em dia, e degustaram algumas amostras trazidas pelo professor Antônio. Para alguns, o formato e o sabor do alimento foram novidades, pois não conheciam.

Nos encontros com a nutricionista Gilda, a turma assistiu ao vídeo “DE ONDE VEM O AÇÚCAR” e degustaram diferentes tipos de açúcares, como: mascavo, demerara, cristal e refinado. Elas aprenderam que quanto mais branco e mais fino o açúcar, mais tratamento químico recebeu. E cerca de 90% dos seus nutrientes foram perdidos. Também analisamos a quantidade de açúcar de alguns alimentos como: suco de caixinha, Coca-Cola, Todinho. Colocamos as quantidades em saquinhos e fizemos uma comparação.”

A esquipe pedagógica da Catavento parabeniza os profissionais pelo rico aprofundamento do conteúdo!

 

2018-09-05T12:33:21+00:00 5 de setembro de 2018|Categories: Sem categoria|Tags: , , , , , , |