Atividades Diferenciadas no Fundamental

Atividades Diferenciadas no Fundamental

Nas aulas de Ciências e Matemática das Turmas 2A e 2B, a professora Lidiane Lovatel parte de experiências e vivências para introduzir conceitos importantes no estudo das disciplinas. Abaixo ela relata como foram as aulas e a apropriação dos conteúdos a partir das atividades diferenciadas e concretas.

Atividade sobre Geração de energia elétrica na Turma 2B

“Os alunos da 2B estavam estudando sobre diferentes fontes de energia elétrica. Para compreender sobre como as Usinas Termelétricas funcionam fizemos uma maquete.   

Com a maquete puderam visualizar na prática que uma termelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor (vapor), normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.

Abriu-se então a discussão com os alunos sobre quais são os benefícios e prejuízos desta fonte de energia para a natureza e para os seres humanos. Depois disso alguns alunos falaram sobre outras fontes de energia que são sustentáveis, como energia eólica e solar.”

 

Atividade do balão com a Turma 2B

“Os corpos possuem cargas elétricas? Este foi o questionamento feito aos alunos da 2B para a introdução do assunto a ser trabalhado na turma em ciências. Para responder a esta pergunta, fizemos alguns experimentos:

Primeiro, friccionamos um balão e colocamos sobre o cabelo dos alunos e observamos que os cabelos foram atraídos até o balão. Quando esfregamos o balão na nossa cabeça emprestamos alguns dos nossos elétrons e ele fica negativamente carregado. Esse desequilíbrio de carga elétrica é a energia estática. Neste caso ela foi formada pelo atrito. Lembrando que quanto mais seco o ar, mais eletricidade estática teremos.

Segundo, friccionamos um papel em uma régua e a aproximamos de pedaços de papéis picados e de uma palha de aço, e vimos que também sofrem atração.

Nestes experimentos, demonstramos a existência de cargas elétricas, utilizando o método de eletrização por atrito.”

 

Atividade da Pizza na Turma 2A:

“No cotidiano, existem inúmeras situações nas quais se empregam frações, como por exemplo, quando falamos as horas, quando usamos medidas de comprimento,massa e capacidade, na culinária, entre outras.

E para tratar sobre esse assunto, nada melhor que fazermos uma deliciosa receita de pizza para tornar concreto o novo assunto a ser trabalhado com a turma 2 A em matemática. Além dos alunos fazerem e se deliciarem com a pizza, aprendemos de forma divertida e prática vários conceitos como o que é uma fração, como é representada, comparação entre frações e como lemos uma fração.

A turma adorou a aula, foi uma aula dinâmica onde todos participaram com muito entusiasmo.”

“Através dos experimentos, despertamos o interesse e a curiosidade do aluno sobre diferentes assuntos. Além disso, os alunos podem vivenciar diferentes situações para que possam levantar questionamentos, investigar sobre e reorganizar seus conhecimentos prévios sobre o assunto estudado. Ocorrendo assim a construção e a reconstrução do conhecimento.”

Lidiane Lovatel

Professora de Matemática e Ciências das Turmas 2A & 2B

A Professora Lidiane Lovatel comenta as propostas dizendo: “Através dos experimentos, despertamos o interesse e a curiosidade do aluno sobre diferentes assuntos. Além disso, os alunos podem vivenciar diferentes situações para que possam levantar questionamentos, investigar sobre e reorganizar seus conhecimentos prévios sobre o assunto estudado. Ocorrendo assim a construção e a reconstrução do conhecimento.”

2016-07-20T12:53:13+00:00 20 de julho de 2016|Categories: Ensino Fund.|Tags: , , |