Assembleia Geral

Assembleia Geral

Dia 27 de agosto, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a 2a Assembleia Geral em 2015. Nesse momento conversamos sobre  pontos importantes do cotidiano escolar e a direção passou algumas resoluções tomadas a partir de assuntos abordados na primeira assembleia. 

Para mim a assembleia é um lugar de compartilhar ideias. É só trazer um assunto para ele ser resolvido lá.

Mariana Fortes

Vice-representante da Turma 1C

Confiram na pauta abaixo os assuntos trazidos pelos representantes de turma para discussão e os encaminhamentos dados pela equipe pedagógica:

Assembleia geral de 27 de agosto de 2015

* Assuntos tratados:

SUGESTÕES:

– Ter  pizza de calabresa na cantina; (1B) – Nutricionista esclarece que a pizza de calabresa é muito gordurosa e não teremos esse sabor disponível na cantina.

– Picolé de tangerina; (2B) – A nutricionista verificou no fornecedor e esse sabor ainda não está disponível para venda.

– Retirar o quiabo na comida; (2B)- Apenas 8 alunos gostam de quiabo. Gilda explica que o legume tem propriedades importantes, mas como ela observa que somente poucos alunos gostam ela tem espaçado bastante a frequência dele no cardápio.

– Colocar tela até o telhado da quadra; (1A) – Sugestão passada para o setor administrativo da escola.

– Ice tea de pêssego; (1A) – 46 pessoas gostariam que a bebida fosse vendida na cantina. Sugestão passada para Gilda que vai avaliar a composição nutricional da bebida.

– Todos os dias ter campinho e quadra; (1A) – Clarisse explica a impossibilidade de uma supervisão efetiva dos alunos se todos os espaços forem utilizados durante os recreios, por isso a necessidade do rodízio.

– Consertar o piso da casinha; (1A) – sugestão passada para o setor de manutenção da escola.

– Ter mais brinquedos na quadra; (1A) – os alunos esclarecem que a mesa de ping-pong não está montada e que o número de bolas para o Totó e Tamancobol é insuficiente, impossibilitando jogar os dois ao mesmo tempo. Os alunos da 2B esclarecem que a mesa de ping-pong foi danificada e que também é necessário um compromisso maior dos alunos com o uso adequado dos brinquedos da quadra e cuidado para não perder as bolinhas.

– Ter mais livros na escola; (1A)- cada turma fará uma lista com 10 livros de sugestão de compra e compraremos mais gibis.

– Ter Gatorade na cantina; (1A)-46 pessoas gostariam que vendesse a bebida na cantina. Gilda esclarece que a bebida é específica para praticantes de esportes e que não é adequado para crianças beberem frequentemente. Portanto, não teremos Gatorade na cantina.

– Ter cestas de basquete atrás do gol; (1A)- Essa sugestão já foi passada para o administrativo, o aluno Guilherme Daher da 1A sugere que uma cesta simples e mais baixa possa ser instalada na parede, no fundo da quadra, para que os alunos menores possam arremessar e bater uma bola naquele canto.

– Colocar banheiros na quadra; (1A) – O projeto da quadra da Catavento prevê a construção de banheiros na quadra, ainda não foi feito, pois a escola priorizou outros projetos esse ano, como por exemplo, a instalação das lousas interativas nas turmas 1C, 2A e 2B. Assim que possível o projeto será concluído.

– Ter judô na grade; (1A) – Clarisse explica que a nossa grade de aulas é bastante extensa e que não há espaço para mais aulas extraclasses e que o aluno que queira aprofundar a prática do esporte, pode se matricular na aula extracurricular depois do horário às segundas e quartas.

 

CRÍTICAS:

– Porta sabonete das meninas (banheiro) que é muito duro e não sai nada. E no banheiro dos meninos (porta sabonete) quebrado e sem sabonete; (1B) – A crítica será passada para o setor de manutenção da escola.

– Alunos da 2B fazem fofoca de que amigos da 1C estão namorando; (1C) – Conversamos sobre amizade na infância e que namoro só é interessante na adolescência ou na fase adulta. Todos concordam que um amigo pode até gostar de outro, mas que namoro não é adequado a essa faixa etária. Conversamos também sobre os malefícios da fofoca.

– Alguns alunos da 1A fazem fofoca; (1C) – ressaltamos os malefícios da fofoca.

– A falta de respeito de uma menina da 1A com o professor de Yoga, amigos e funcionários; (1C e 2B) – Os alunos da 2B dizem que essa aluna vem apresentando um comportamento extremamente inadequado, desrespeitando colegas e os adultos da escola. Esclarecem que quando conversam com a colega ela chama a mãe, que é funcionária da escola e que a defende dizendo que ela é pequena. Clarisse e Rita irão conversar com a aluna e Rita aproveita para conversar sobre alguns alunos que não estão respeitando a aula de ioga também, saindo da aula e passando muito tempo fora. Mariana Fortes diz que isso tem acontecido com frequência, alguns amigos pedem para ir beber água ou ir ao banheiro e só voltam muito tempo depois, na hora que o professor dá uma brincadeira divertida. Os alunos da ioga se comprometem a respeitarem a aula e a coordenação irá conversar com o professor de ioga para estar mais atento.

– Xangô por não valorizar quando os alunos se machucam;(1C) – Os alunos reclamam que Xangô não dá atenção aos machucados, entretanto os representantes da 2A dizem que ele não pode parar a aula por uma ‘coisinha à toa’. Os alunos concordam que Xangô dá atenção quando ela é necessária, quando os machucados são mais sérios.

– Aluno da 2B irrita os outros quando ganha no futebol; (2A) – Conversamos sobre a importância de saber ganhar e perder e que esse comportamento acaba afastando os amigos.

– Falta de higiene dos usuários no banheiro, descarga não é dada, papel no chão; (2B) –  Todos se comprometem de prestar mas atenção. As turmas irão preparar pequenos cartazes lembrando algumas regras de convivência no banheiro.

– O banheiro das meninas está entupido; (2B) – Os representantes da turma 2B esclarecem que a culpa do banheiro estar entupido não é da escola e sim dos alunos que continuam a jogar papel no vaso mesmo após tanto se falar. Combinamos de acrescentar esse cartaz para ser feito.

– O tempo de recreio é curto; (1A) – Alguns alunos lembram que o recreio na Catavento é um dos maiores de Niterói. Além disso, a 1A ainda desce alguns minutos mais cedo para lanchar e comprar na Cantina, o que faz o recreio deles ficar maior ainda.

– A quadra precisa de reformas; (1A) – A maioria dos alunos acha que a quadra está ótima, só faltando completar os banheiros e aumentar a tela.

– Pessoas que furam fila, inclusive os professores (menos da 1A e 1B);- Ficou esclarecido que os professores furam a fila para pegar o gelado da turma e não para comprar, o que é totalmente aceitável, já que o gelado é prioridade. Todos se comprometem a não furar fila, o que não é recorrente na Catavento.

FELICITAÇÕES:

– Elogios às aulas de ciências com biscoito; (1B)

– Elogios às professoras da Catavento e auxiliares da 1B pelas aulas divertidas e brincadeiras; (1B)

– Elogios aos amigos novos da turma 1B que são legais; (1B)

– Elogio à aula de matemática pelas brincadeiras; (1B)

– Elogio ao Xangô porque ele é legal e faz muitos exercícios; (1B)

– Elogio à aula de artes porque preparamos enfeites e presentes nas datas comemorativas; (1B)

– Elogio à nutrição pelos novos salgados que são deliciosos; (1B)

– Elogio ao Ricardo porque atualmente conversa com os alunos e é parceiro nas brincadeiras; (1C)

– Elogio ao cafofo. Organização e parceria com todos os amigos; (1C)

– Elogios às aulas: Xangô, Sandra, Helena, Andrea e Cláudia; (1C)

– Professora Sandra elogia os alunos da 1C pelas reflexões feitas sobre a amizade e gentileza; (1C)

– Elogio ao Império das nozes; (1C)

– Elogios às pessoas e funcionários da Catavento;(2B)

– Elogios à aula de Educação Física; (2B)

– Elogios às professoras Andréa, Raquel e à auxiliar Viviane;(2B)

– Bernardo Chaves é gente boa; (1A)

– Bernardo Mota é muito legal; (1A)

– As professoras Helena e Lidiane são legais; (1A)

– Elogio às Olimpíadas e à Festa da Família. (1A)

 

 

2015-09-10T20:36:02+00:00 10 de setembro de 2015|Categories: Ensino Fund.|Tags: , , , |