Assembleia Geral

Assembleia Geral

Dia 16 de abril, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a 1a Assembleia Geral em 2015. Confiram na pauta abaixo os assuntos trazidos pelos representantes de turma para discussão e os encaminhamentos dados pela equipe pedagógica:

Assembleia geral

16 de abril de 2015

 * Assuntos tratados:

SUGESTÕES: 

– Colocar sacolé para vender na cantina (1C); – Conversamos sobre a dificuldade de fazer o sacolé, já que as cozinheiras já têm muitas atribuições. Alguns alunos também lembraram que a escola já oferece o picolé e que já é suficiente.

– Ter mais açaí na cantina (2B); – Clarisse explicou que sempre que algo novo é oferecido na cantina, a escola coloca para vender pouca quantidade para ver a aceitação. A situação do açaí agora já está regularizada, tendo quantidade suficiente para todos que queiram comprar o produto.

– Vender picolé de maracujá na cantina (2A);- O picolé sugerido pela turma é o de Mousse de Maracujá. Os representantes alegam que o picolé é de fruta e que tivemos o mousse de limão durante um período e que foi um sucesso. Alguns alunos lembram que o picolé é mais caro do que os de fruta regulares, mas os alunos acreditam que ainda assim vale a pena ter na cantina e que o sabor seria uma excelente opção. Passaremos a sugestão para o setor de nutrição da escola.

– Vender pizza em pedaços na cantina com mais sabores e ter sorvete em bola na cantina (1A); – Foi esclarecido que a mini pizza possibilita à escola fazer a quantidade exata de pizzas que serão vendidas sem desperdício. Quanto a outros sabores, o setor de nutrição adianta que os disponíveis no fornecedor são muito gordurosos e menos saudáveis, impossibilitando a demanda. O sorvete de bola também é uma opção menos saudável que o picolé. Clarisse lembrou que no ano passado tivemos sorvete de bola na semana da criança, e que no ano anterior tivemos sacolé. Fizemos, então, uma votação e na semana da criança teremos sorvete de bola para comemorar.

– Ter uma peteca na escola (1A); – a demanda já foi passada para o setor administrativo e será providenciada.

– Colocar uma mini trave no campinho (1B);- sobre a mini trave falamos que nem todos os alunos gostam de futebol e que no dia de quadra já temos futebol. A partir de uma votação ficou combinado que dia de campinho não terá mais futebol e que os alunos terão que brincar de outras coisas.

– Passeio para a Casa da Moeda e ao MAM (1C); – analisaremos as sugestões e os conteúdos das turmas. Clarisse explicou que passeios no Rio de Janeiro são mais complicados em função da distância e do trânsito.

– Passeio ao Campo de São Bento para observar animais, o lago e se tem muito lixo lá para recolher (1A); – analisaremos a sugestão e os conteúdos da turma.

– Um hotel diferente para o passeio de integração (1C); – a coordenação e  direção irão analisar novos hotéis.

– Mais atividades tranquilas antes e depois do almoço, como por exemplo, a utilização dos jogos (1C); – Clarisse explicou que na sala da coordenação têm jogos novos e que Viviane está autorizada e pegá-los, é só solicitar os jogos e organizá-los depois.

– Verificar a torneira do banheiro masculino (mictório), pois não está eficiente (1C); – Passaremos a demanda para o setor de manutenção da escola.

– Uma limpeza mais eficiente no “espaço do galinheiro”, pois foram encontrados cacos de vidro (2B) – a solicitação já foi feita ao setor de manutenção da escola.

– Ter aulas de teatro à noite (2B); – A aula de teatro acontece duas vezes por semana no grupão. Clarisse explica que as aulas à noite têm que ter demanda e que atualmente já temos muitas aulas à noite. Um aluno lembra também que talvez fosse cansativo para a Bia dar mais aulas na escola, teríamos que saber a opinião dela.

– Ter aula de robótica na Catavento (1A); – Clarisse explica que de acordo com as resoluções do MEC temos uma quantidade específica de aulas para algumas matérias e que outras são opcionais da escola e que na nossa grade não caberia mais aulas extras. Entretanto, as turmas 1C, 2A e 2B trabalham nas aulas de ciências com kits de montar que são bastante interessantes, e os alunos sugeriram à escola adquirir novos kits.

– Ter aula de mágica na Catavento (1B); – lembramos a impossibilidade de ter mais aulas extras na nossa grade, mas existe a possibilidade de criação de um clubinho de mágica e apresentação no show de talentos.

– Podar as plantas e as árvores da Florestinha, porque está difícil de passar lá (1B); – a solicitação foi passada para o setor de manutenção da escola.

– Colocar uma cesta de basquete na quadra (2A e 2B); –  A solicitação será passada para o setor pedagógico e administrativo da escola.

– Ter um pula-pula na escola (1A); – Alguns alunos lembraram que o pula-pula é um brinquedo perigoso para se ter na escola, por isso a impossibilidade.

– Criar um hino da escola para ser cantado junto com o hino nacional (2A); – passaremos a sugestão para Igor.

– Ter mais experiências “de montar” nas aulas de ciências (2A). – já passamos a demanda para o setor administrativo da escola.

CRÍTICAS:

– A um aluno da 2A que não segue as regras do futebol e mesmo ganhando fica nervoso. Inventa lances e empurra o outro na grade. (2B); – Conversamos que esse tipo de comportamento não é legal e que caso aconteça novamente que chamem o inspetor ou as professoras para intervir.

– Aos alunos da turma 1B (que jogam futebol) e às vezes não deixam os menores jogar e chutam a bola pra longe (1A); – Os representantes da 2B lembram que eles no ano passado eram os menores e reclamavam do mesmo. Por que agora eles estão fazendo a mesma coisa com a 1A? Todos concordam que a atitude não é legal e se comprometem a deixar todos brincar.

– Ao professor Renan que briga muito no futebol (1C); – Passaremos as críticas para ele. Os representantes da 2A dizem também que ele é técnico e precisa gritar e falar alto, que é assim com todos os técnicos. Alguns alunos dizem também que o comportamento de alguns alunos tem atrapalhado as aulas de futebol.

– A um aluno da turma 1B que grita no banheiro(1A); – Conversamos que ficar gritando e dando sustos no banheiro não é legal e que se o aluno continuar fazendo isso o chamaremos para conversar.

– Aos alunos da turma 2B, que se sentam na escada, impedindo a passagem (1C); – Os alunos da turma 2B não tinham percebido que isso incomodava tanto, mas se comprometem de não sentar mais nas escadas.

– A um aluno da turma 2A que insulta e chama os outros de idiota (1A); – O representante da turma 1A esclarece que esses insultos são para um aluno específico da Turma 1A. Eles dizem que fora da escola esses alunos se dão bem, mas que aqui o aluno da 2A insulta o colega da 1A e não quer brincar com ele. Conversamos sobre a atitude do aluno da 2A e como essa atitude é ruim e inadmissível dentro da escola. Ficou combinado que se o aluno não parar com essa atitude, faremos uma conversa com a Rita, Psicóloga da escola.

– A um aluno da 1B que tinha melhorado, mas voltou a implicar e machucar os colegas (1C); – Conversamos sobre essas atitudes e sobre como os colegas não gostam, nem acham engraçado. Todos se sentem incomodados quando esse colega começa a agir dessa forma.

– Aos meninos que não estão cuidando direito do banheiro (1C); – Conversamos sobre a importância de cuidar do que é nosso e alguns lembram que cuidar do banheiro é uma questão de educação.

– A um amigo da 2A, que chuta os amigos e empurra na fila do bebedouro (2B); – Conversamos sobre essas atitudes e sobre como os colegas não gostam, nem acham engraçado. Todos se sentem incomodados quando esse colega começa agir dessa forma.

– Ao fato do banheiro do 2º piso estar sem sabonete (2B); – Passamos para o setor de manutenção da escola.

– O bebedouro do 1º andar está saindo muita água atrás (1B); – Passamos para o setor de manutenção da escola.

– Aos alunos da 1C, 2A e 2B, que não tocam a bola para os menores (1B). – Conversamos que esse tipo de comportamento não é legal e que, caso aconteça novamente, chamem o inspetor ou as professoras para intervir.

FELICITAÇÕES:

– Elogio aos funcionários da limpeza da escola (1C);

– Elogio às aulas de mosaico (2B);

– Elogio às aulas de matemática, que têm atividades muito diferentes (1B);

– Elogio à aula de informática, as atividades e os jogos são muito legais (1B);

– Elogio aos maiores que estão brincando com os menores (1B);

– Elogio às aulas de ciências que têm muitas experiências (1B);

– Elogio ao tema estudado pela turma: “Brincadeiras de antigamente e de hoje” e à professora Nathália que faz atividades bem diferentes (1B);

– Elogio às aulas de português, matemática, educação física e informática (1A);

– Elogio à professora Beatriz e à auxiliar Eduarda (1A);

– Elogio às brincadeiras feitas na sala e no recreio (1A);

– Elogio ao lanche da cantina e à Michele (1A);

– Elogio ao recreio na quadra e aos brinquedos (tamancobol e totó) (1A);

– Elogio à Sofia da turma 1B (1A);

– Elogio à aula de dezena e unidade feita na sala com material dourado e chocolate (1A);

– Elogio ao Ricardo pelas intervenções no futebol (2A);

– Os alunos do bilíngue elogiam as aulas (1A) do Interface BIA.

2015-04-30T14:29:03+00:00 30 de abril de 2015|Categories: Ensino Fund.|Tags: , |