Aprender Experimentando

Aprender Experimentando

A professora de Português e História, Sabrina Aguiar, fala sobre atividade interdisciplinar desenvolvida com a turma 2A: “Para mergulhar na nossa história e compreender melhor a escravidão no Brasil, a Turma 2A observou as obras do artista francês Debret. As pinturas de Debret, da época do Brasil colonial, retratam o cotidiano da sociedade brasileira. No primeiro momento, as crianças pesquisaram sobre a vida de Debret e escolheram uma de suas pinturas que mostra a vida dos africanos no início da colonização. Nas leituras das imagens, apresentaram suas próprias impressões das cenas e ampliaram seus olhares, compartilhando com os colegas suas conclusões sobre a vestimenta da época, os costumes, as construções e as práticas comuns de um sistema escravocrata. Ao ar livre, fizeram releituras (desenhos e pinturas) de algumas obras.”

Lidiane Lovatel, professora de Matemática, Ciências e Geografia também trabalha diversos conteúdos a partir de experiências concretas:

MEDIDAS DE SUPERFÍCIE

“Essa experiência foi vivenciada com estudantes da turma 2A durante as aulas de matemática. Em pequena escala medimos a superfície de objetos da sala de aula utilizando quadrados de um centímetro de lado. Os alunos refletiram e levantaram hipóteses de como poderíamos fazer o cálculo da superfície do apontador, da borracha e de um potinho pequeno.  Utilizando os pisos como medida, calculamos a superfície da nossa sala de aula. Depois disso os alunos construíram com papel pardo quadrados de um metro de lado e foi lançado o desafio: Como poderíamos calcular a superfície de lugares como a quadra, o telhadinho e o xadrez do campinho utilizando este material? Em duas equipes, os alunos foram a campo para resolver o desafio lançado. Cada grupo resolveu a sua maneira, o que foi muito importante, porque depois pudemos sentar e discutir sobre as diferentes formas de resolver uma situação problema.  Valorizando o pensamento do aluno, quebramos a necessidade da imposição do algoritmo.”

PIZZA

“Nas aulas de Geografia da turma 2A estamos conhecendo as diversidades do nosso país. Um dos temas trabalhados foi a população brasileira, com suas características,  miscigenação e diversidade. Dentre as heranças  culturais dessa mistura de povos, vimos o hábito de preparar e alimentar-se de diferentes  tipos de alimentos, como por exemplo a pizza. Pesquisamos a origem da pizza, pensada inicialmente como uma comida de origem italiana. No entanto, descobrimos que a massa da pizza chamava-se piscea e que esta já era consumida pelos hebreus e egípcios. Finalizamos o conteúdo com uma deliciosa aula com preparo pelos alunos e degustação de uma pizza.”

MAQUETES
“A geografia tem por objeto de estudo o Espaço. Na turma 2A, estudamos algumas formas de relevo apresentadas na crosta terrestre. Para vivenciar um pouco essa matéria, os alunos construíram maquetes representando as formas de relevo estudadas durante as aulas.”

 
CORPO HUMANO
“A turma 2A está estudando um pouco mais sobre alguns sistemas do corpo humano, conhecendo os órgãos que fazem parte de cada um deles, suas funções, e compreendendo como os diferentes sistemas relacionam-se.
ESTETOSCÓPIO
Na aula onde aprendemos sobre os sistemas respiratório e circulatório, construímos um estetoscópio com materiais reciclados para observarmos os batimentos cardíacos e a nossa respiração antes e depois de uma atividade física. Usamos também um estetoscópio da escola para observar a diferença e potência daquele que construímos. Com essa atividade, os alunos chegaram a conclusão que após uma atividade física intensa nosso coração bate mais rápido e nós respiramos mais intensamente porque o coração necessita bombear mais sangue para o corpo.”
PULMÕES ( Sistema Respiratório)
Estudando o sistema respiratório, construímos dois experimentos para entender o funcionamento desse sistema.  No primeiro, usando dois canudinhos (que representavam os brônquios) e dois balões (que representavam os pulmões), os alunos observaram que ao soprar, o ar entrava pela ponta do canudinho (narinas), passava por todo o canudo (faringe, laringe e brônquios) até chegar aos balões (pulmões). Num segundo experimento utilizando uma garrafa pet pequena e dois balões, os alunos conseguiram visualizar o funcionamento do diafragma.
RINS (Sistema Urinário)
Quando estudamos o sistema urinário, utilizamos um coador de café para que os alunos observassem o funcionamento do rim, que faz o papel de filtrar o nosso sangue. Foi colocado corante e sal em um recipiente. Após passar esse líquido pelo coador, ficaram resquícios (sujeira) no coador. Foi colocada mais água e, para a surpresa de todos, o coador ficou quase limpo. Com esse experimento, os alunos chegaram a conclusão que devemos ingerir muita água para proporcionar melhora no sistema circulatório , evitando o surgimento de doenças.”
2018-08-18T23:46:31+00:00 18 de agosto de 2018|Categories: Sem categoria|Tags: , |