5 cores no Grupão!

5 cores no Grupão!

A Nutricionista Gilda Marins, em parceria com a recreadora responsável pelo Grupão da Manhã do Ensino Fundamental Tatiana, iniciou um projeto partindo da necessidade de esclarecer todas as questões e duvidas sobre o almoço.
No primeiro momento, precisaram reforçar o respeito, um dos valores propostos no Projeto 2018, e a postura no refeitório.
Em um segundo momento, procuraram fortalecer e construir com os alunos os combinados do almoço: o porcionamento dos alimentos, a regra das 5 cores, a limpeza do próprio espaço e da bancada de distribuição.
Gilda conta um pouco mais sobre o processo: “Trabalhamos todas as questões relacionadas aos alimentos e à alimentação (desperdício, lavagem da louça,…) e todas as dúvidas que foram surgindo. Depois começamos a destrinchar as cores dos alimentos e sua importância para o nosso corpo, a partir do material produzido  pelo Hortifruti e trazido pela aluna Sofia Queiroz. Também acessamos o site do hortifruti como mais um meio de consulta sobre o assunto: http://www.hortifruti.com.br/projetos-especiais/5-ao-dia/

Atualmente, estamos aprofundando cada cor.
Na cor laranja:
1º momento – Conversamos sobre o que os alimentos dessa cor trazem para o nosso corpo: Assim como os vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenoides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.
2º momento – Fiz uma espécie de GARTIC com eles, que é aquele jogo em que um desenha e os outros tem que acertar o que esta sendo desenhado. Desenhamos todos os alimentos dessa cor.
3º momento – Culinária Laranja.
Nos alimentos roxos:
1º momento – Conversamos sobre os nutrientes e a importância dos mesmos para o nosso corpo: Alimentos roxos contêm niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também Vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.
2o momento – Ao invés de fazer o  GARTIC , optei por uma dinâmica sensorial usando as caixas que a turma 1A usou na feira de ciências. Trouxe alguns alimentos roxos  e, com os olhos vendados, eles colocavam as mãos dentro das caixas e tinham que adivinhar qual alimento roxo eles estavam tocando.
3º momento – Culinária Roxa.
A ideia desse projeto da Nutrição é passar por todas as cores para que as crianças possam entender porque insistimos tanto para que eles comam diferentes frutas, legumes e verduras. Também pretendo gerar materiais produzidos por eles para o nosso refeitório.  Inclusive dentro da linha cômica do hortifruti (http://www.hortifruti.com.br/comunicacao/campanhas/), com tirinhas e etc.”
Aguardaremos curiosos os resultados do projeto!

 

2018-06-03T23:36:10+00:00 3 de junho de 2018|Categories: Ensino Fund., Sem categoria|Tags: , |