2a Assembleia Geral 2013

No dia 27 de junho, tivemos a 2ª Assembleia Geral do Ensino Fundamental.

Confira a Pauta e os encaminhamentos dos assuntos tratados pelos representantes de turma eleitos nas Assembleias de Classe com os professores, Psicologia, Coordenação e Direção Pedagógicas:

Assembleia de Escola

27 de junho de 2013

SUGESTÕES:

– Mais aulas de vôlei nas aulas de Xangô. (1C) – Passaremos a sugestão para Xangô e analisaremos a possibilidade, de acordo com o currículo.

– A Turma 1C pede o conserto do tamancobol e totó. (1C) – Já providenciado.

– Sugestão de passeio ao MAC. (1C) – O passeio já está marcado para os dias 16 (1A, 1B e Grupo 3) e 17 (1C e 2A). O passeio englobará não somente o MAC, como também outros pontos importantes de nossa cidade.

– Sugestão de grama sintética na quadra. (1C) – Foi colocado que a quadra tem outras finalidades além do jogo de futebol. Por exemplo, para a prática de basquete não seria interessante e nem para a realização de eventos como a Festa Junina. Os alunos concordam com a inviabilidade da sugestão.

– Sugestão de colocar um mural para fixar papéis dos clubes. (1C) – Ficou acordado que o mural próximo à sala de leitura será destinado aos alunos.

– Sugestão de animais na escola. (1B) – Os alunos sugeriram a aquisição de um jabuti para a escola. A impossibilidade foi discutida pelos alunos. Alguns lembraram que o jabuti, se ficasse no campinho, poderia se machucar com uma bolada ou fugir, e que durante as férias não teria ninguém para cuidar dele. Também mencionaram outros animais que transmitem doenças e afetam os alunos alérgicos.

– Sugestão de colocação de piscina na escola. (1B) – Alguns alunos argumentaram que a ideia seria boa , mas que para a colocação de uma piscina provavelmente teriam que abrir mão de algum espaço da escola, provavelmente o campinho. Então durante o inverno não teriam nem piscina, nem campinho. Além disso, a piscina deveria ser usada para a prática de esportes na aula de Xangô e não para o uso no recreio, o que seria perigoso. Com isso os alunos entenderam que o campinho é muito mais proveitoso do que uma piscina seria.

– Sugestão de casinha de bonecas no espaço do Ensino Fundamental. (1B) – Os alunos concordam que já temos uma casinha no campinho, mas colocam que não temos os equipamentos necessários para brincar, como panelinhas e etc. Em votação, a maioria dos alunos não achou importante a compra de uma outra casa de bonecas, mas sugeriram um pedido para a direção de objetos que apoiem a brincadeira de casinha e que fiquem disponíveis numa caixa para quem desejar.

– Criar um mascote para a Copa das Confederacores. (1B) – Faremos um concurso e ficou estipulado que quem quiser pode inscrever seu mascote e a votação acontecerá no dia 05/07.

– Sugestão de cesta de basquete para a quadra. (1B) – Já foi discutida e passada para a direção.

– Sugestão de armários com cadeado para guardar materiais na escola. (1B) – Retomamos  a necessidade de estabelecermos relações de confiança na escola, evitando trancar os materiais, o que nem tem sido necessário pois não temos tido casos de pessoas mexendo nos materiais que não lhe pertencem. Além disso, alguns alunos lembraram que se a chave for esquecida ou se perder causaria um transtorno enorme para os próprios alunos.

– Sugestão de colocar ducha higiênica nos banheiros. (1B) – A coordenação colocou que a pediatra da escola não recomenda o uso das mesmas no ambiente escolar, já que a ducha não seria usada adequadamente por algumas crianças e ao invés de ajudar na higiene, acabaria se tornando um foco de transmissão de doenças.

– Sugestão de cortar a grama da parte alta do campinho (1A) – Passaremos para a administração da escola.

– Plantar mais flores na escola (1A) – As turmas que quiserem podem pedir a coordenação ou aos professores para fazerem um canteiro. Podem inclusive discutir sobre o assunto nas aulas de Educação Ambiental.  Lembramos que no ano passado a turma 2A criou um canteiro de girassóis.

CRÍTICAS:

– Crítica às alunas da Catavento que não estão dando descarga no banheiro feminino. (1C e 1A) – Os alunos afirmaram que dar descarga é uma questão de educação e que o espaço coletivo deve ser preservado por todos. Convocamos a se tornarem fiscais de banheiro, cobrando dos amigos o cuidado necessário.

– A turma 2A diz que um aluno da 1C não consegue respeitar as regras do futebol durante os recreios. (2A) – Conversamos sobre o assunto e os alunos vão continuar a observar. Caso o comportamento persista, a coordenação será comunicada e o aluno será chamado para uma conversa individual.

– Crítica ao professor Xangô, que tem ficado impaciente com facilidade. (2A) – A coordenação conversará com Xangô. Os alunos também concordam que, às vezes, não conseguem participar das aulas com uma boa postura e respeitar algumas regras.

– Crítica ao lixo deixado no telhadinho após o recreio. (1B e 1A) – As turmas lembram novamente que o espaço coletivo é de todos e que deve ser respeitado. Todos se comprometem a fiscalizar o telhadinho e lembrar aos amigos de onde colocar o lixo, especialmente a turma 1B, que já realizou coleta de lixo no espaço da escola.

– Alunos correm sem tomar cuidado com as pessoas, esbarrando e machucando outros alunos. (1A) – Todos os alunos se comprometeram a cuidar melhor do seu corpo e prestar atenção para evitar acidentes. Não devem correr nas rampas.

– A turma 1A critica alunos maiores por ainda jogar a bola muito forte no tamancobol. (1A) – O cartão vermelho será usado nesses casos, como já tinha ficado combinado na Assembleia anterior.

– Os alunos maiores não estão respeitando a turma 1A no futebol e os meninos da turma 1B não deixam os amigos da 1A jogar. (1A) – O assunto foi debatido e os alunos da 2A lembraram que no ano passado os alunos da 1B, que eram 1A na época, reclamaram disso e que eles foram bacanas de deixá-los jogarem. Agora não é justo que eles excluam os alunos menores, já que são maiores.

– Os banheiros do primeiro andar estão ficando muito sujos. (1A) – Todos os alunos se comprometem a manter os banheiros limpos, jogando os papéis na lixeira e dando descarga. Os alunos concordam que a auxiliar de serviços gerais tem higienizado bem o banheiro várias vezes ao dia e que cabe à eles mantê-los limpos.

– Alunos da turma 1B estão jogando bola no telhadinho, desrespeitando o lanche de alguns colegas. (1A) – A coordenadora Clarisse lembra que é proibido jogar bola no telhadinho, e inclusive fazer embaixadinhas e toquinhos, e que temos outros espaços para esta atividade, como campinho e quadra. Nesses casos, usaremos também o cartão vermelho para quem desrespeitar a regra.

– Aluno da 2A empurrou aluna da 1A para bater um escanteio e não pediu desculpas. (1A) – O assunto já foi resolvido e os alunos concordam que quando isso ocorre devemos procurar o adulto responsável para nos ajudar.

FELICITAÇÕES:

– Elogio à Catavento pelos jogos em sala. (1C)

– Elogio às professoras: Helena, Sandra e Andrea. (1C)

– Elogio à Catavento, essa escola é a melhor. (1C)

– Elogio ao passeio ao MAR, todos puderam aproveitar bastante. (1C, 1B e 1A)

– Elogio à quadra coberta e à festa junina. Ficou Show. (1C,1B e 1A)

– Elogio às aulas de História e Português. (2A)

– A turma 1A elogia todas as aulas. (1A)

– Aluna da turma 1A elogia os novos amigos que a receberam muito bem. (1A)

– A turma 1A elogia as pessoas da secretaria que são muito atenciosas. (1A)

– Elogio à direção da escola, que tem feito coisas muito legais.

– Elogio aos alunos da 1C e 2A que se empenharam na confecção e venda dos cupcakes. (2A) – Foi feita a entrega do presente comprado com a verba arrecadada na venda dos cupcakes, pelos representantes das turmas 1C e 2A, ao aluno Samuel Freitas.

PEDIDO DE AJUDA:

– Pedido de ajuda para aluna da 1B que não consegue brincar legal com as amigas da 1A, porque fica fazendo a cabeça delas. (1A): A psicóloga Rita e a coordenadora Clarisse irão conversar com a aluna caso o comportamento persista.

2013-07-18T14:13:45+00:00 18 de julho de 2013|Categories: Ensino Fund.|Tags: , |