1a Assembleia Geral 2017

No dia 17 de abril, tivemos a 1a Assembleia Geral do Ensino Fundamental em 2017. Confiram abaixo os assuntos levados pelos representantes de turma e os encaminhamentos dados pela equipe pedagógica da Catavento.

Assembleia geral

17 de abril de 2017

* Assuntos tratados:

SUGESTÕES:

Verificar mais vezes o sabonete do banheiro, porque tem faltado; (Turma 1C) – A observação foi passada para o setor administrativo para que seja verificado com mais frequência.

Ter mais dias de croissant  e misto quente na cantina; (Turma 2A) – A demanda foi passada para o setor de nutrição que sugeriu ter mais um dia com misto, sabor pizza. O croissant não será possível aumentar a frequência, pelo seu alto valor calórico.

– Colocar mais iluminação no campinho; (Turma 2A) – A demanda foi passada para o setor administrativo da escola.

– Trocar os lados da quadra com 1C, 2A e 2B, porque a 1B também quer ficar perto do bebedouro; (Turma 1B) – A demanda foi feita porque algumas das meninas gostam de brincar no “quadrado” perto do bebedouro e os alunos da 1C, 2A e 2B dizem que não pode porque aquele é o lado deles da quadra. Clarisse esclareceu que ninguém é dono dos lados da quadra, que somente é feita a divisão para melhor organização do recreio. Ficou combinado que quem quiser poderá brincar na área perto do bebedouro, desde que não subam nos materiais da Ginástica Olímpica.

– Sugestão de ter bonecas e fantasias na sala de leitura; (Turma 1B) – Conversamos que a sala de leitura é um espaço para leitura. Clarisse sugere que os alunos que quiserem, podem pegar emprestado a caixa com elementos da área da casa da Turma 1A, desde que se comprometam à devolve-la. Os alunos concordam com a sugestão.

– Sugestão de passeio ao AquaRio; (Turma 1B) – A sugestão será analisada pela coordenação pedagógica.

– Sugestão de ter um pula-pula no campinho; (Turma 1B) – Analisaremos a sugestão para a semana da criança.

– Sugestão de ter mais passeios; (Turma 1B) – Já fizemos o passeio ao Museu do Amanhã e estamos analisando um novo passeio para o segundo período.

– Ter uma rede de vôlei; (Turma 1A) – Conversamos que uma rede de vôlei teria que ser instalada na quadra e que os alunos menores não têm altura para jogar com uma rede.

– Ter um brinquedo na quadra; (Turma 1A) – A escola já comprou um novo totó, após a quebra do antigo, e está aguardando a entrega.

– Ter banho de mangueira; (Turma 1A) – Passamos a sugestão para a professora de Artes e Educação Ambiental e para o professor de Educação Física.

– Ter uma piscina de bolinhas na quadra; (Turma 1A) – Analisaremos a sugestão para a semana da criança.

CRÍTICAS:

– A duas amigas da Turma 2A que são muito implicantes e xingam os amigos; (Turmas 1C e 2A) – Os alunos se queixam de que as conversas que a coordenação e o setor de psicologia têm feito com as amigas não estão resolvendo. A Psicóloga Rita conversa sobre as sanções que os alunos que não conseguem cumprir as regras sofrem e sobre a possibilidade de dias de suspensão para alunos que descumprem as regras com frequência.

– Ao professor de Educação Física que dá jogos muito infantis e demora muito para começar a aula; (Turmas 1C e 1B) – Os representantes da Turma 2B falam sobre as diferenças de professores, que cada um tem seu jeito. Os alunos fizeram uma lista de jogos que consideram bobos, a coordenação analisará com o novo professor.

– Aos alunos da Turma 2B que, às vezes, são muito agressivos; (Turma 1C) – Conversamos sobre o assunto e os alunos de forma geral não concordaram com a colocação da Turma 1C.

– Alguns alunos que derrubam as mochilas no chão; (Turma 2A) – Conversamos sobre a necessidade de respeito aos materiais dos colegas e todos concordam que derrubar mochilas não é uma atitude respeitosa.

– Alguns alunos da Turma 1C que chutam a bola da Turma 1B; (Turma 1B) – Reforçamos a conversa sobre respeito aos colegas.

– À aluna da Turma 2A que colocou o dedo no bolo do aniversariante do mês; (Turma 2A) – Esse assunto já foi conversado com a colega que se comprometeu a não repetir o feito.

– A um aluno da Turma 2A que faz comentários ofensivos e chama os colegas de “gay”, sendo que isso nem deveria ser considerado um xingamento; (Turma 2B) – Os representantes de turma todos concordam que esse não deveria ser um xingamento, que a opção de cada um deve ser respeitada. O que incomoda é o colega ser ofensivo com os outros colegas.

– A um aluno da Turma 1C, que esbarra nos colegas propositalmente; (Turma 2B) – Já foi conversado com o colega e ele se comprometeu a ter mais paciência e não empurrar os colegas.

– Aos alunos da Turma 2B que chamam um colega da 2B de anão e ficam dando gritinhos quando uma colega da 2B chega; (Turma 2B) – conversamos sobre as brincadeiras que só podem ser chamadas de brincadeiras quando todos os envolvidos se divertem, se não é implicância. Vamos observar se o comportamento continuará.

FELICITAÇÕES:

– Elogio às aulas divertidas de matemática; (Turma 1C)

– Elogio aos professores da Catavento por serem bem legais; (Turmas 1C & 2A)

– Elogio às turmas 1C e 2B pelas apresentações de teatro; (Turma 1C)

– Elogio a todo Ensino Fundamental pela dedicação e empenho na feira de ciências; (Turmas 1A,1B, 1C, 2A & 2B)

– Elogio à aula de matemática sobre formas geométricas com jujubas; (Turma 2B)

– Elogios a Hannah pelo treinamento das Olimpíadas Mind Lab; (Turma 2B)

– Elogios a Adriana por ser muito legal; (Turma 1B)

– Elogio às aulas de artes, porque Helena está ensinando coisas muito legais; (Turmas 1B & 1A)

– Elogio às atividades de matemática com chocolate Bis; (Turma 1B)

– Elogio à caça aos ovos; (Turma 1B)

– Elogio ao passeio do Museu do Amanhã; (Turma 2A)