Assembleia Geral

No dia 11 de novembro, tivemos a última Assembleia Geral do Ensino Fundamental da Catavento no ano de 2017.

Nesse momento, os representantes de turma colocam as questões levantadas nas Assembleias de Classe e são ouvidos pelos professores, psicóloga e coordenadora. Todos os assuntos são encaminhados. Os outros alunos assistem ao debate e participam de votações.

Confiram abaixo, a pauta da Assembleia, tirada nas Assembleias de Classe, e os respectivos encaminhamentos.

Assuntos tratados:

Sugestões:

- Cardápio variado de frutos do mar no almoço. (Turma 1C); – Conversamos sobre a impossibilidade de frutos do mar pela alta incidência de alergia a tais alimentos e também pelo seu alto custo.

- Ter um dia “Black Friday” na cantina. (Turma 1C); – O administrativo e a nutricionista gostaram da ideia e faremos na última semana de aula.

- Comprar a ficha da cantina na entrada para evitar filas na hora do recreio. (Turma 1C); – Conversamos que não mudaria muita coisa, só que a fila ao invés de ser no recreio seria na entrada. Os próprios alunos concordam que é melhor do jeito que está.

- Ter Brownie e bala Tic-Tac na cantina. (Turma 1C); – Tic Tac é bala, postanto não é possível a sua comercialização na cantina. Quanto ao Brownie, Gilda diz que tentará achar algum fornecedor para o próximo ano.

- Ter mais banho de mangueira no calor. (Turma 1A); – A coordenação diz que na última semana combinará com Helena e Iuri.

- Enviar as receitas feitas em aulas de Culinária com a turma ou colocar no blog junto com as fotos. (Turma 1A); – Passaremos a demanda para Rita e Gilda.

- Esperar os pais na quadra ou campinho na hora da saída (Turma 1B); – A coordenação e a direção irão analisar a possibilidade de uma vez na semana esperarem os responsáveis no Campinho.

- Ter mais jogos na sala, como: blocos de construção, Cara a Cara, Quem sou eu?, Super Trunfo, Banco Imobiliário (com máquina de somar), Xadrez, Dama, Uno, Mico, Cai não Cai, Jogo de Trilha.. (Turma 1B); - A demanda foi passada para o setor administrativo.

- Ter mais gibis novos. (Turma 1B); – A Catavento possui uma assinatura dos gibis da turma da Mônica. Todo mês as salas recebem gibis novos. Clarisse propõe que as turmas troquem os gibis de tempos em tempos. Todos acharam a ideia boa.

- Que o chão da quadra fique mais liso (Turma 1B); – Clarisse explicou que existem demandas para aprimorar nas férias e que esse não é um plano para a escola por enquanto, porque existem outras melhorias mais urgentes.

- Colocar ganchos para pendurar as mochilas dentro da sala. (Turma 2B) – A demanda foi passada para o administrativo que achou  a ideia boa e irá implementar.

- Ter uma gangorra no campinho (Turma 1C) – A pediatra Ana Christina considera esse brinquedo perigoso para ter na escola.

- Ter enroladinho de salsicha na cantina (Turma 1C)- Salsicha é um alimento embutido e não muito saudável, portanto a nutricionista orienta que não seja um alimento frequente na dieta dos alunos.

 Críticas:

- A uma aluna da 1B que chama os alunos de nomes inapropriados e implica com as pessoas. (Turma 2A); – Conversamos sobre a importância de cultivar amizades e ser querido no grupo. Conversamos também sobre o respeito entre as pessoas.

- Aos alunos da 2A que arrastam muito as cadeiras atrapalhando a sala de baixo (Turma 1B); - Constatamos que o mobiliário do segundo andar realmente faz muito barulho ao ser arrastado. A turma 2A falou que não faz de propósito, mas que qualquer movimento gera um grande barulho. Nathalia sugeriu que colocássemos feltro em baixo das cadeiras. Passamos a demanda ao setor administrativo, que fará um teste para ver se soluciona o problema.

- Aos alunos da 2B que não respeitam os alunos da 2A, falam palavrões e algumas vezes batem.  (Turma 2A); – Os alunos se comprometem a se respeitarem e diminuir os conflitos. Conversamos sobre a importância do acolhimento de todos os colegas independente da turma que pertença. Lembramos que falta de respeito e agressões não são toleradas na escola. Todos se comprometem a procurar um adulto caso isso ocorra e a parar com as brincadeiras de briga (meninos).

- Aos alunos da 2B que correm na rampa todos os dias, mesmo que as professoras chamem a atenção. (Turma 2B); – O assunto já foi conversado nas turmas e todos concordam que os alunos que correrem na rampa perderão o restante do recreio.

- A um aluno da 1A e a um da 1C que isolam as bolas (Turmas 1C e 1B); – Os alunos dizem que às vezes as bolas são isoladas sem querer, mas que o problema é que esses alunos isolam as bolas de propósito. Todos concordam que quando isso acontecer, Ricardo dará um cartão vermelho para o aluno e este ficará sem o restante do recreio.

- A uma aluna da 1B que fala palavrão (Turma 1B); – O assunto já foi conversado com a aluna e ela já melhorou.

- A duas meninas da 1B que falam coisas falsas dos outros, causando brigas entre amigos (Turma 1C); – Ritae Clarisse conversarão individualmente com as meninas da 1B.

- Aos alunos que passam fazendo barulho nos corredores em momento de aula desconcentrando outras turmas. (Turma 1B) – Conversamos sobre a necessidade de silêncio nos corredores e que até existe sinalização para isso. Todos se comprometem a respeitar a sinalização.

- Aos meninos da 1B que deixam o ambiente sujo (Turma 1C); – Muitos alunos observaram o fato. Os alunos da 1B farão o lanche no mesão até conseguirem utilizar outros espaços da escola.

- À turma dos menores do Bilíngue que usam os materiais dos outros.  (Turma 1C) – Clarisse esclarece que a sala é do Bilíngue também, e que os alunos que terminam a aula no primeiro grupo devem tirar o seu material para liberar a sala para o próximo grupo poder usá-la.

- A duas alunas da 1B que são muito implicantes (Turma 1B)- Conversamos sobre a importância de cultivar amizades e ser querido no grupo. Conversamos também sobre o respeito entre as pessoas.

- A uma aluna da 1C que tentou jogar a sandália na cabeça de outro aluno (turma 1B)

- Às alunas da 1C, que se penduram umas nas outras,  próximo às escadas, se colocando em risco. (Turma 2B) – Conversamos sobre a necessidade de cuidar de sua segurança na escola.  

- Às professoras que demoram para abrir as salas depois do recreio. (Turma 2B); – Conversamos sobre a necessidade que as professoras têm de supervisionar até o último aluno subir. Se elas demoram é porque alguns alunos estão “enrolando” para subir e é necessário esperar as professoras chegarem para abrir as salas.

- Ao Ricardo que furou fila um dia (Turma 2B). – Ricardo explicou que ele já tinha deixado o lanche pago e só foi buscá-lo para subir e abrir a quadra. Os alunos concordam que quando vão somente pegar o lanche ninguém fica na fila.

Elogios:

- À Catavento e aos professores que dão aulas legais e diferentes . (Turmas 2A, 1A e 2B)

- À aula de Educação Ambiental que está muito legal. (Turmas 2A e 2B)

- À aula de Educação Física . (Turma 2A)

- À aula de artes pelos trabalhos do projeto e todos os outros trabalhos. (Turmas 1A, 1C, 1B e 2B )

- Aos picolés produzidos com a Gilda nas aulas de ciências. (Turma 1A)

- Ao passeio de integração. (Turmas 1A e 1B)

- À semana da criança: brinquedão, cineminha, brincadeiras. (Turmas 1A e 1B)

- À Festa do livro, especialmente ao bolo da festa. (Turma 1A)

- Ao projeto. (Turmas 1A e 1B)

- À Sandra, por ser uma boa professora. (Turma 1C)

- À turma 1C, pela amizade entre meninos e meninas. Todos brincam juntos. (Turma 1C)

- Aos passeios. (Turma 2B)

- À Clarisse por substituir a Hannah muito bem. (Turma 2B)

- Às brincadeiras com Bis feitas por Sabrina. (Turma 1B)

- Aos banheiros da quadra e a cozinha. Ficaram lindos! (Turma 1B)

- À teacher Letícia, pelas aulas divertidas, ao Rafael, Yuri e Helena. (Turma 2B)

- Às alunas da Turma 2A, pois melhoraram muita a sua atitude. (Turma 2B)

- À Adriana da 1A por ser muito legal. (Turma 2B)

você também pode gostar disso: