A Catavento acredita no conhecimento construído em parceria com o aluno, que parte de sua experiência e de seu próprio universo na busca pelo saber.

Nossa proposta pedagógica tem como pilar o princípio de aprendizagem ativa e se baseia nos trabalhos de Heloísa Marinho, no currículo High/Scope e nas obras de Henri Wallon, Jean Piaget, Vygotsky, Howard Gardner e Freinet.

A criança constrói conhecimento através de ações sobre o ambiente à sua volta, focalizando o desenvolvimento individual e a integração das diferenças. Por isso a formação de cidadania tem lugar de destaque no currículo desde cedo.

Na Educação Infantil, a conquista progressiva da autonomia, os cuidados com o corpo, o aprendizado da expressão das emoções e a exploração do ambiente levam a criança a se perceber como parte integrante e agente transformador do espaço.

No Ensino Fundamental, motivados por atividades diversas — que vão de artes a informática, de matemática a teatro —, os alunos aprendem o conteúdo programático associando os conceitos à noção de responsabilidade diante do mundo.

propostas-foto1

A pesquisa e a experimentação prática em salas ambientes são o ponto de partida para o aprendizado. Dessa forma a criança sedimenta a construção de seu conhecimento em um espaço organizado com materiais que promovem a ampliação do raciocínio lógico, do espírito crítico, da capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.

A pedagogia de projetos é uma prática que acompanha toda a proposta, promovendo o trabalho interdisciplinar, propiciando o desenvolvimento de inteligências múltiplas.

Dessa forma, os alunos da Catavento aprendem a pensar o mundo de forma ampla, levando em consideração a complexidade que nos cerca, elaborando soluções criativas para os problemas do mundo e exercitando diferentes habilidades.

“A criança constrói conhecimento através
de ações sobre o ambiente
à sua volta”

propostas-foto2

“Os alunos da Catavento aprendem
a pensar o mundo de forma ampla, levando
em consideração a complexidade que nos cerca”