Aprender com a “mão na massa”

Aprender com a “mão na massa”

Na Catavento, os professores trabalham os conteúdos a partir de experiências e estes ganham mais sentido para os alunos.

A Professora de Ciências, Matemática e Geografia das Turmas 2A e 2B, Lidiane Lovatel relata alguns desses ricos momentos de aprendizagem:

“Na Unidade 5 ‘Alimentação e o Corpo Humano’ na Turma 2A, depois de uma divertida gincana, onde as crianças gastaram um pouco da sua energia na quadra da escola, fizemos um lanche saudável. Os alunos trouxeram frutas e milho para o lanche coletivo. Levantei um questionamento: – Será que podemos chamar lanche saudável comer só um tipo de alimento? Os alunos responderam que não, pois uma alimentação saudável deve ser variada. Eles também concluíram a importância da alimentação na reposição da energia do corpo. Dando continuidade a esse tema, em outro momento, os alunos puderam provar alimentos menos processados, como cacau em pó e açúcar mascavo, e mais processados como achocolatado e açúcar refinado. Também observamos diferentes embalagens e rótulos para analisar suas vantagens e desvantagens. Fechando a unidade, vimos o caminho que o alimento faz no nosso corpo, conhecendo melhor o seu funcionamento, a partir da representação do sistema digestivo com papel e massinha de modelar. Foram aulas divertidas e muito ricas para a turma aproveitar bastante.”

Já na Turma 2B, o foco das aulas de Ciências foi “Eletricidade e Magnetismo”. Lidiane conta algumas atividades trabalhadas com o grupo:

“Durante o segundo período, os alunos da Turma 2B realizaram algumas experiências com o objetivo de verificar alguns questionamentos levantados sobre esses assuntos. Na experiência com um balão de ar, conseguimos perceber a diferença de cargas elétricas entre dois corpos, quando o balão fica eletrizado e atrai os fios do cabelo. Em outra experiência, ao encostar um fio condutor nos dois pólos das pilhas e outro na palha de aço, os alunos puderam observar quando um circuito elétrico está fechado ou aberto. Para aprofundar o conceito de Magnetismo, os alunos experimentaram a força dos ímãs e encontraram o polo sul e o polo norte de um ímã. Depois fizeram uma divertida corrida utilizando a repulsão de dois ímãs com pólos iguais. E por fim, construíram uma bússola e um modelo de campo magnético da Terra. Os alunos adoraram.”

Nas aulas de Matemática, Lidiane resolveu trabalhar as unidades de medida colocando a “mão na massa”: “Nada melhor que colocar a mão na massa, quer dizer, na trena, no metro de pedreiro, na fita métrica, na régua… Foi isso que a Turma 2A fez. Medimos diferentes objetos e partes da sala e finalizamos aprendendo como fazer para medir o perímetro da sala de aula. Eles também construíram centímetros quadrados para medir a superfície de alguns de seus materiais escolares. Assim perceberam como essa técnica facilita o cálculo da área da superfície desses objetos. A partir dessa conclusão, os alunos em dois grupos construíram um metro quadrado em papel e partiram para medir a área da quadra da escola de  forma concreta e divertida.”

Na aula de História com a professora de Português e História, Hannah Oliveira, outra atividade interessante: “Conhecemos diversos tipos de açúcar para percebermos as modificações, ao longo do tempo, na maneira de adoçar os alimentos. Levantamos a discussão sobre o quanto o processamento para deixar o açúcar refinado e branco, o deixa mais impróprio para o consumo e quais açúcares são mais saudáveis.” Discussão importante nos tempos atuais, quando urge que as crianças desenvolvam hábitos mais saudáveis.

Com certeza, essas experiências deixaram marcas e os conteúdos serão guardados na memória por um longo tempo. É assim que se constrói a aprendizagem significativa, que a Catavento tanto valoriza.

2017-08-06T19:23:46+00:00 6 de agosto de 2017|Categories: Ensino Fund.|Tags: , |